Êxito pedagógico não necessariamente significa sucesso nos negócios

Um dos maiores equívocos dos gestores educacionais está em focar única e exclusivamente no sucesso pedagógico e ignorar as boas práticas, os métodos, os processos e ferramentas de gestão, marketing e vendas utilizados e consolidados pelo mercado.

Planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma eficaz são pré-requisitos básicos para uma gestão de sucesso. As instituições de ensino que entenderam isso estão largando na frente.

Não há escola se não houver alunos

Existe um grande mito no mercado de educação no Brasil: instituições de ensino não precisam se preocupar com o marketing e vendas. Esse pensamento é uma crença limitante que impede o sucesso de muitas instituições.

Talvez a origem desse pensamento esteja na crença de que escola não é negócio ou educação não é mercadoria. No entanto, ter uma instituição de ensino bem-sucedida envolve uma série de habilidades, dentre as quais se destaca, sem dúvidas, o marketing e as vendas.

Não existe mais lugar no mercado de educação para instituições que acreditam no marketing de esperança, ou seja, no pensamento obsoleto de que somente o sucesso pedagógico é suficiente para conquistar e reter alunos.

Case Havaianas

As sandálias Havaianas nasceram em 1962, inspiradas no design da tradicional sandália de dedo japonesa Zori.

No entanto, o sucesso do produto chegou ao seu limite no início dos anos 90. O aumento da concorrência, os baixos investimentos em marketing e no fortalecimento da marca, fizeram com que os chinelos fossem associados às classes mais baixas, e como resultado, as vendas despencaram.

A Alpargatas, dona das Havaianas, percebeu que se não fizesse mudanças drásticas, não conseguiria sobreviver e as sandálias Havaianas entrariam para a lista de produtos saudosistas da empresa, como o tênis kichute.

Para transformar a percepção dos consumidores e reverter a crise, a Alpargatas, através de uma estratégia de reposicionamento da marca, mudou a história das sandálias, transformando um produto percebido como uma commodity em um objeto de desejo de todas as classes sociais em diversos países.

O turnaround das sandálias Havaianas não aconteceu do dia para a noite, começou em 94 e demorou alguns anos para decolar.

O sucesso do reposicionamento da marca foi possível graças a uma estratégia de marketing bem definida, ao comprometimento com a mudança, ao investimento em pesquisa, a um maior entendimento sobre o consumidor e à comunicação.

É sabido que poucas instituições de ensino brasileiras conseguem fazer grandes investimentos em marketing e vendas ou manter uma equipe dedicada.

Também é sabido que a maioria das instituições de ensino brasileiras de pequeno e médio porte trabalham com equipes reduzidas, dividindo-se entre as funções pedagógicas, administrativas,  de marketing e comercial.

No entanto, toda instituição precisa ir além do sucesso pedagógico e começar a pensar em três  aspectos essenciais para o êxito do negócio: gestão eficaz, marketing e vendas.